A inadimplência é um dos maiores problemas que um condomínio pode enfrentar. A falta de pagamento influencia diretamente no fluxo de caixa, podendo, inclusive, comprometer o cumprimento dos compromissos do condomínio. Com isso, se trata de uma situação que afeta também os moradores.
Então, quando a inadimplência é alta e constante, é necessário adotar algumas medidas de modo a evitar que o problema se estenda por mais tempo. Dentre as formas de reverter a inadimplência está a contratação de uma garantidora de condomínio, que se trata de uma empresa responsável por realizar a cobrança da taxa de condomínio em atraso.
Sendo assim, conheça mais sobre as medidas a se tomar diante da inadimplência.
Cobrança de taxa de condomínio em atraso
Fazer a cobrança de taxa de condomínio em atraso é uma atividade de responsabilidade do sindico.
Inclusive, essa é uma das responsabilidades que mais causam dor de cabeça para os administradores, uma vez que o empreendimento não gera receitas.
Logo, o alto número de inadimplentes acaba impactando de maneira direta em todas as áreas do condomínio.
Inclusive, quando um morador deixa de fazer o pagamento da sua taxa, o valor aumenta para todos os outros. Portanto, isso gera dificuldades para o condomínio e mal-estar entre os condôminos.
Diante desse tipo de situação, como evitar esse tipo de problema e, caso ele aconteça, como fazer a cobrança da taxa de condomínio em atraso? Veja algumas dicas!
Estabeleça regras
É fundamental que de antemão os moradores saibam quais são os meios de pagamento e quais são as formas de cobrança caso haja eventuais atrasos no pagamento da taxa do condomínio.
Por esse motivo, estipule em um documento a maneira que ocorrerá essa cobrança, pois isso evita que os inadimplentes sejam surpreendidos com medidas tomadas pelo administrador ou sindico e aleguem constrangimentos, por exemplo.
Envie uma carta ou notificação de atraso
O segundo passo para fazer a cobrança da taxa em atraso do condomínio é fazer o envio de uma carta de cobrança ou notificação ao morador.
Dessa maneira, você deixa o condômino ciente das medidas a serem tomadas referentes a situação e ainda é uma forma de confirmar se o pagamento não ocorreu ou houve algum problema.
Como garantia, a recomendação é de que a entrega da carta de notificação de atraso seja feita em mãos, mediante a assinatura do morador.
Caso o pagamento não seja feito no primeiro mês de atraso, o condomínio pode partir para uma ação judicial de cobrança.
Entretanto, o ideal é conversar antes com o morador para buscar uma alternativa amigável.
Contrate uma garantidora de condomínio
Se existe muita inadimplência e você quer acabar de uma vez por todas com a cobrança da taxa de condomínio em atraso, contratar uma garantidora de condomínio é bastante benéfico.
Ora, essa se trata de uma empresa que assume a responsabilidade da cobrança da taxa e faz o repasse para o condomínio do valor total, mesmo que haja condôminos inadimplentes.
Isso porque, de maneira prática e resumida, a garantidora é responsável por antecipar os valores atrasados e em seguida faz a cobrança dos valores em contato direto com aqueles que estão devendo.
Portanto, é um serviço conhecido também como cobrança garantida e que traz vantagens aos condomínios, dentre elas é válido citar:
- Não é preciso mais se preocupar com trâmites jurídicos de cobrança, que são lentos;
- O sindico não precisa mais fazer a cobrança desgastante e constrangedora com os moradores inadimplentes;
- Fluxo de caixa integral e previsível do condomínio.
Conclusão
Fazer a cobrança de taxa de condomínios em atraso dá bastante trabalho e lidar com a inadimplência é uma situação que afeta não apenas as administradoras, mas os moradores.
Por essa razão, o ideal é saber lidar com esse tipo de situação e, se possível, evitá-la contratando uma garantidora de condomínio.